BLOG EXPOLIGHT

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET, CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. SED DOLOR NEQUE, MOLLIS IN SCELERISQUE UT VOLUTPAT.

21 de junho de 2018

Como melhorar o ponto de venda para vender mais?

O ponto de venda, para o varejista, é o local mais importante da loja, pois é ali que o consumidor tem o primeiro e principal contato com o produto e com a marca. Confira nossas dicas:

Conheça seu ponto comercial

A localização da sua loja é um elemento fundamental para você basear todas as suas estratégias de ponto de venda. Além disso, varia também o tempo dedicado pelo público à vitrine nos dois casos. Em shoppings, esse tempo é bem maior do que na rua (quem vai ao shopping está geralmente passeando), o que permite ao lojista trabalhar o ponto de venda de forma mais complexa, com mais elementos e maior complexidade na comunicação. Na rua, o ponto de venda deve atrair o potencial consumidor de maneira imediata e impulsiva, uma vez que ele muitas vezes está ali apenas de passagem e com pressa.

Invista no visual

Qualidade de produto, preço e atendimento são exemplos de fatores importantes na hora da venda, mas secundários quando o assunto é atrair o consumidor para o ponto de venda. O mais importante de todos é o componente visual — formas, cores e texturas que, combinados estrategicamente, chamam a atenção de forma imediata.

O visual do ponto de venda deve seguir um padrão de formas e cores, de preferência as mesmas da sua marca. Posicione também toda a comunicação à altura dos olhos do cliente e leve isso em especial consideração no caso de produtos infantis.

Preste atenção à luz

Vitrines e pontos de venda em geral tendem a ser locais fechados, portanto, a luminosidade presente ali faz toda a diferença! Por meio da configuração de luz é possível destacar um produto ou suas qualidades e compor um ambiente agradável para seu cliente.

Utilize temas na decoração

Uma boa ideia que sempre vejo em vitrines e pontos de venda (em especial de shoppings) são composições e decorações temáticas de datas especiais, como carnaval, páscoa e natal. Se bem desenvolvidas e produzidas dentro de uma estratégia de marketing promocional, essas ideias podem atrair muitos potenciais compradores para a sua loja.

De forma geral, ao montar uma vitrine temática, o ideal é que você “conte uma história”. Ou seja, use elementos que se relacionem e conversem entre si, compondo uma espécie de “narrativa” no imaginário do cliente. Isso contribui para que seja construída uma relação emocional e um vínculo entre sua marca e o público.

Procure inovar sempre

Dinamizar o ponto de venda é essencial para não cansar o olhar do cliente. Se eu voltar ao shopping amanhã e encontrar as vitrines iguais, será uma grande decepção e terei a sensação de que não deveria ter voltado lá!

Ou seja, troque periodicamente os produtos, objetos e até mesmo toda a decoração da vitrine. Procure novas ideias, partindo sempre daquele tipo de estratégia que funciona melhor, garantindo boas vendas!

Texto: Guia Empreendedor