BLOG EXPOLIGHT

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET, CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. SED DOLOR NEQUE, MOLLIS IN SCELERISQUE UT VOLUTPAT.

24 de julho de 2018

Iluminação no ponto de venda é um diferencial

Um aspecto que nem sempre é muito considerado por varejistas, mas que pode trazer um diferencial importante para a loja é a iluminação do ambiente. Sua correta utilização ajuda nas vendas e na criação de um ambiente mais agradável para o cliente. Além disso, pode determinar o foco de atenção para onde as pessoas devem olhar e atraí-las para entrar na loja.

Em primeiro lugar, a iluminação não tem como função apenas deixar o ambiente mais claro. Ela deverá dar destaque para as mercadorias, chamando a atenção de quem estiver comprando. No entanto, a iluminação não poderá alterar as cores dos produtos para não enganar o cliente, que poderá comprar uma camisa azul escuro na loja, por exemplo, mas acabar por perceber em sua casa que ela não era tão azul assim. Esta situação acabaria com sua confiança, o que não geraria novas visitas e, muito menos, novas vendas.

Outro aspecto importante é não iluminar excessivamente o ambiente. Deve-se priorizar a criação de contraste para que o cliente possa identificar o que é mais importante. Uma dica é utilizar iluminação indireta para estabelecer uma hierarquia de importância, colocando a maior quantidade de watts na mercadoria mais relevante e usando outras quantidades para as demais. Esta estratégia é interessante porque as pessoas são atraídas primeiro para objetos mais iluminados, depois seguem sua visão para outros com menos iluminação e assim por diante.

Além disso, as luzes não deverão ser diretamente focadas no cliente para que ele não se sinta incomodado. Por este mesmo motivo, não deverão ser posicionadas diretamente para corredores ou entradas, já que poderão ofuscar a vista das pessoas.

Fonte: vendamuitomais.com.br