BLOG EXPOLIGHT

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET, CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. SED DOLOR NEQUE, MOLLIS IN SCELERISQUE UT VOLUTPAT.

11 de outubro de 2018

Tendências do varejo mundial

Confira a seguir os maiores destaques do 1ºSuperFórum para os quais é essencial que o varejo brasileiro volte sua atenção.

Bespoke retail

Traduzindo o termo literalmente do inglês, bespoke significa feito sob medida. Contudo, o conceito vai além, até um relacionamento cada vez mais personalizado. Por exemplo, em um prazo muito curto, o cliente de um supermercado que seja vegetariano não vai se identificar com a loja ao receber um encarte de ofertas no qual estejam presentes itens do açougue.

Um alerta importante deste insight é que antigamente o consumidor é quem perseguia os produtos, porém, a partir de agora, o produto é quem precisa perseguir o seu consumidor.

Tecnologias emergentes

Neste tópico, um dos destaques são os robôs de inteligência artificial, a nuvem e o aparelhos com comando de voz, tecnologias nas quais as fabricantes de smartphones e até a Amazon estão investindo alto.

Lojas Digitais invadem o varejo físico

A Amazon tem sido um símbolo da inovação do varejo e, por isso, mereceu um insight apenas com o que ela tem desenvolvido. A empresa diversifica cada vez mais seu mix de produtos e serviços, o modo como se relaciona com o consumidor oferecendo uma experiência de baixo atrito e a chegada de sua rede de lojas físicas. Ela tem se consolidado cada vez mais como uma inspiração, ou, pode-se até afirmar, uma pressão na concorrência para a inovação.

Transformação digital e ecossistemas

É importante lembrar que o digital não se limita apenas à venda, trata-se de um universo de possibilidades infinitas, transformando as empresas em ecossistemas diversificados ultrapassando os limites de sua área de atuação e se transformando em verdadeiras produtoras de conteúdo.