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18 de janeiro de 2018

Marketing de Experiência: técnicas para atrair clientes no PDV

Artigo de Jeison I. Schneider

Publicado originalmente em Meu Crediário

Há lojas que, quando adoramos, não dá vontade de ir embora. E há outras que você não gosta nem de passar pela frente, certo? É uma sensação que você tem de acolhimento e bem-estar ou de rejeição nos ambientes. Tudo isso está relacionado ao marketing de experiência.

Hoje, com tantas opções de consumo, o cliente está ainda mais criterioso e seletivo. Se ele recebe um atendimento ruim ou tem uma experiência negativa no PDV, ele provavelmente vai procurar um concorrente que ofereça uma experiência de compra mais agradável e eficiente para ele. Por isso, buscar os estímulos que favoreçam uma experiência memorável é fundamentais para atrair e reter seus clientes.

Um estudo apontou que em 2017 89% das empresas já estarão competindo tendo a experiência do cliente como seu principal diferencial. Isso porque, de modo geral, o mercado está bastante comoditizado, e é a experiência que seu cliente tem no ponto de venda que torna-se fator decisivo para ele voltar ou não em seu estabelecimento.

E muitos aspectos influenciam o cliente para que ele entre e permaneça em uma loja. Veja, a seguir, algumas dicas de marketing de experiência que podem ajudar a aumentar suas vendas e a gerar clientes apaixonados. Confira!

 

7 dicas de marketing de experiência para atrair e conquistar clientes

1. O ambiente deve ser climatizado
Para que seu cliente seja atraído e sinta-se bem em sua loja, é fundamental investir em seu conforto térmico. A climatização ajuda a amenizar as altas temperaturas do verão, a proporcionar um ambiente aquecido quando os termômetros estão mais baixos e demonstra que sua loja preocupa-se com o bem-estar de seu cliente.

Já quando a temperatura do ambiente não está agradável, as chances de seu cliente entrar ou permanecer no seu PDV se reduzem – o que diminui também seu potencial de vendas. Por isso, a climatização é um investimento em seu negócio, não apenas um custo.

2. Invista em embalagens diferenciadas
Somos seres visuais. Quase 50% de nosso cérebro envolve-se em nossas atividades de processamento visual e 70% de nossos receptores sensoriais estão em nossos olhos. Por isso, é preciso investir em atrativos que despertem visualmente o interesse de seus clientes ao entrarem em seu estabelecimento e em seus produtos.

Um recurso para isso é investir em embalagens diferenciadas. As embalagens são ferramentas poderosas na hora de atrair o cliente. Sua função básica é proteger e transportar o produto, mas, hoje, ela tem função mais estratégica e se tornou uma ferramenta de vendas valiosa, que chama a atenção e desperta o interesse e o desejo das pessoas pelos produtos. Busque ideias criativas de embalagens para inspirá-lo!

3. Faça uma pesquisa de satisfação e implante ações que atraem a maioria dos clientes
De acordo com um estudo, o principal motivo para que um cliente abandone uma empresa é ele não se sentir valorizado pelo negócio, em função de um mau atendimento e indiferença na prestação de serviços.

Por isso, é fundamental ouvir seu cliente e realizar melhorias apontadas pela maioria em seu negócio. Além de fidelizá-lo, com as mudanças, você poderá atrair ainda mais clientes para seu PDV.

4. Ofereça café, biscoitos, entre outros mimos
Com tantas lojas com produtos semelhantes, o que acaba conquistando o cliente muitas vezes são os pequenos detalhes. E quem não gosta de lanchinhos e de receber mimos? Com esses pequenos agrados, você poderá atrair e reter seus clientes com mais facilidade.

5. Crie lugares de “descanso” na loja
Além de gôndolas e outros mobiliários utilizados para exposição de produtos e para o processo de checkout, é preciso ir além para conquistar clientes: é necessário pensar em suas necessidades. Há pessoas que precisam de um tempinho a mais para pensar, ou que estão com crianças pequenas junto. Em casos assim, nada pior do que não poder parar e descansar um pouquinho antes de concluir a venda. Crie ambientes tranquilos, com poltronas confortáveis, onde o cliente possa realizar essa pausa dentro de sua loja e tenha contato com os seus produtos.

6. Treine os vendedores para que o atendimento não seja ‘mais do mesmo’
É essencial investir em treinamento constante de sua equipe, faça-a perceber a importância de oferecer uma experiência positiva em sua loja. Buscar sempre atender bem, de modo personalizado e encantar seus clientes fará com que esse processo corriqueiro se transforme em um diferencial para a sua loja e atraia mais clientes.

7. Não se esqueça do Wi-Fi!
Uma pesquisa demonstrou que 73% dos brasileiros não saem de casa sem seu celular. Hoje, estar conectado faz parte da rotina das pessoas. Elas checam com frequência suas notificações, trocam mensagens e fazem pesquisas sobre produtos enquanto fazem compras. Assim, se sua loja não oferecer esse recurso, pode ser que elas procurem um concorrente que facilite sua vida e forneça Wi-Fi. Melhore a experiência de seu cliente e demonstre que sua empresa também é moderna e conectada! Quem sabe ele não utiliza o Wi-Fi para deixar um elogio nas redes sociais para a sua loja?

Hoje, o que atrai e encanta clientes é gerar uma experiência incrível em seu ponto de venda. Como afirmou o empresário Gregory Yankelovich, “os clientes não estão comprando produtos e serviços mas, sim, experiências entregues através dos produtos e serviços”.