LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET, CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. SED DOLOR NEQUE, MOLLIS IN SCELERISQUE UT VOLUTPAT.
Artigo de Jeison I. Schneider
Publicado originalmente em Meu Crediário
Há lojas que, quando adoramos, não dá vontade de ir embora. E há outras que você não gosta nem de passar pela frente, certo? É uma sensação que você tem de acolhimento e bem-estar ou de rejeição nos ambientes. Tudo isso está relacionado ao marketing de experiência.
Hoje, com tantas opções de consumo, o cliente está ainda mais criterioso e seletivo. Se ele recebe um atendimento ruim ou tem uma experiência negativa no PDV, ele provavelmente vai procurar um concorrente que ofereça uma experiência de compra mais agradável e eficiente para ele. Por isso, buscar os estímulos que favoreçam uma experiência memorável é fundamentais para atrair e reter seus clientes.
Um estudo apontou que em 2017 89% das empresas já estarão competindo tendo a experiência do cliente como seu principal diferencial. Isso porque, de modo geral, o mercado está bastante comoditizado, e é a experiência que seu cliente tem no ponto de venda que torna-se fator decisivo para ele voltar ou não em seu estabelecimento.
E muitos aspectos influenciam o cliente para que ele entre e permaneça em uma loja. Veja, a seguir, algumas dicas de marketing de experiência que podem ajudar a aumentar suas vendas e a gerar clientes apaixonados. Confira!
7 dicas de marketing de experiência para atrair e conquistar clientes
1. O ambiente deve ser climatizado
Para que seu cliente seja atraído e sinta-se bem em sua loja, é fundamental investir em seu conforto térmico. A climatização ajuda a amenizar as altas temperaturas do verão, a proporcionar um ambiente aquecido quando os termômetros estão mais baixos e demonstra que sua loja preocupa-se com o bem-estar de seu cliente.
Já quando a temperatura do ambiente não está agradável, as chances de seu cliente entrar ou permanecer no seu PDV se reduzem – o que diminui também seu potencial de vendas. Por isso, a climatização é um investimento em seu negócio, não apenas um custo.
2. Invista em embalagens diferenciadas
Somos seres visuais. Quase 50% de nosso cérebro envolve-se em nossas atividades de processamento visual e 70% de nossos receptores sensoriais estão em nossos olhos. Por isso, é preciso investir em atrativos que despertem visualmente o interesse de seus clientes ao entrarem em seu estabelecimento e em seus produtos.
Um recurso para isso é investir em embalagens diferenciadas. As embalagens são ferramentas poderosas na hora de atrair o cliente. Sua função básica é proteger e transportar o produto, mas, hoje, ela tem função mais estratégica e se tornou uma ferramenta de vendas valiosa, que chama a atenção e desperta o interesse e o desejo das pessoas pelos produtos. Busque ideias criativas de embalagens para inspirá-lo!
3. Faça uma pesquisa de satisfação e implante ações que atraem a maioria dos clientes
De acordo com um estudo, o principal motivo para que um cliente abandone uma empresa é ele não se sentir valorizado pelo negócio, em função de um mau atendimento e indiferença na prestação de serviços.
Por isso, é fundamental ouvir seu cliente e realizar melhorias apontadas pela maioria em seu negócio. Além de fidelizá-lo, com as mudanças, você poderá atrair ainda mais clientes para seu PDV.
4. Ofereça café, biscoitos, entre outros mimos
Com tantas lojas com produtos semelhantes, o que acaba conquistando o cliente muitas vezes são os pequenos detalhes. E quem não gosta de lanchinhos e de receber mimos? Com esses pequenos agrados, você poderá atrair e reter seus clientes com mais facilidade.
5. Crie lugares de “descanso” na loja
Além de gôndolas e outros mobiliários utilizados para exposição de produtos e para o processo de checkout, é preciso ir além para conquistar clientes: é necessário pensar em suas necessidades. Há pessoas que precisam de um tempinho a mais para pensar, ou que estão com crianças pequenas junto. Em casos assim, nada pior do que não poder parar e descansar um pouquinho antes de concluir a venda. Crie ambientes tranquilos, com poltronas confortáveis, onde o cliente possa realizar essa pausa dentro de sua loja e tenha contato com os seus produtos.
6. Treine os vendedores para que o atendimento não seja ‘mais do mesmo’
É essencial investir em treinamento constante de sua equipe, faça-a perceber a importância de oferecer uma experiência positiva em sua loja. Buscar sempre atender bem, de modo personalizado e encantar seus clientes fará com que esse processo corriqueiro se transforme em um diferencial para a sua loja e atraia mais clientes.
7. Não se esqueça do Wi-Fi!
Uma pesquisa demonstrou que 73% dos brasileiros não saem de casa sem seu celular. Hoje, estar conectado faz parte da rotina das pessoas. Elas checam com frequência suas notificações, trocam mensagens e fazem pesquisas sobre produtos enquanto fazem compras. Assim, se sua loja não oferecer esse recurso, pode ser que elas procurem um concorrente que facilite sua vida e forneça Wi-Fi. Melhore a experiência de seu cliente e demonstre que sua empresa também é moderna e conectada! Quem sabe ele não utiliza o Wi-Fi para deixar um elogio nas redes sociais para a sua loja?
Hoje, o que atrai e encanta clientes é gerar uma experiência incrível em seu ponto de venda. Como afirmou o empresário Gregory Yankelovich, “os clientes não estão comprando produtos e serviços mas, sim, experiências entregues através dos produtos e serviços”.