LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET, CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. SED DOLOR NEQUE, MOLLIS IN SCELERISQUE UT VOLUTPAT.
Um cliente precisa ter a sensação de bem estar dentro da sua loja. Por isso é importante investir no ambiente para que ele tenha uma boa iluminação, cores acertadas e mobiliário que acomode seus produtos de forma adequada. Essa distribuição precisa ser pensada para facilitar o acesso do cliente aos seus produtos em cada detalhe.
Facilite o acesso
Para facilitar a compra utilize banners e placas para direcionar o tráfego dos clientes, para sinalizar as áreas de exposição dos produtos-chave e para incentivar as compras por impulso. Abuse da criatividade na hora de criar pontos extras com os kits promocionais.
Aproxime os produtos relacionados
Permita ao cliente encontrar algo relacionado ao que ele já está comprando. Um exemplo são as grandes redes de supermercados, que expõe produtos diferentes, mas que tem relação entre si. Por exemplo, ao lado da caixa de ovos também estão expostas as frigideiras para o cozimento. A ideia aqui é estimular a compra de algo que o cliente não estava procurando naquele momento, mas como o item estava à disposição, as chances de efetivar a venda são maiores. Outro exemplo é colocar os temperos próximos do balcão do açougue, vinhos próximos a queijos, etc. Já em uma loja de roupas, é importante compor looks completos na vitrine.
Investir em comunicação visual é fundamental para o seu PDV. Invista em materiais de qualidade, como cartazes, banners, portais, além de uma fachada da loja caprichada. O seu ponto tem que comunicar, fazer o consumidor entender o valor de um produto, transmitir emoções, encantar.
A vitrine é o ponto chave para o cliente entrar na sua loja. Faça uma composição harmônica com as mercadorias que mais vendem, utilize materiais promocionais e também decoração. Enfatize as promoções. Dedique à vitrine bastante cuidado quanto à iluminação, o uso das cores, distribuição das peças.
Troque os produtos da vitrine a cada semana, a decoração pode ser usada durante o mês todo.
Separe os produtos por categorias, de acordo com o interesse dos clientes. Distribua eles de uma maneira que todos possam ficar visíveis ao cliente. Um cuidado importante é manter as prateleiras sempre abastecidas. A falta de produtos dá um aspecto de abandono, que acaba desencorajando os clientes de comprar. Itens promocionais geralmente tem saída rápida, logo, é fundamental se certificar de que a área está sempre sendo reabastecida.