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É muito comum entrarmos em um supermercado e vermos vários produtos localizados em prateleiras diferentes, coloridas, ou alguns até com a possibilidade de degustação. Você sabia que isso é uma prática de merchandising?
O Merchandising é uma técnica de planejamento muito comum no marketing que se caracteriza pelo planejamento de um produto, junto com a sua divulgação em local e tempo escolhidos para estimular a compra nos pontos de venda.
Ou seja, é quando você planeja meios de fazer com que a sua marca se destaque dentre as demais e gere um impulso de compra no consumidor ao realizar essa prática. Isso pode ser feito através de disposição diferente em prateleiras, banners, entre outros.
Atrai novos consumidores:
Como as técnicas visam vender mais e fazer com que o consumidor perceba a presença da marca e queira adquiri-la, muitos clientes novos são assim captados, aumentando o lucro da marca.
Estimula a compra por impulso:
Geralmente as ações das marcas são bem visuais ou auditivas, o que corresponde a, respectivamente, 91% da percepção das pessoas quando estão em contato com algo. Assim, quando você realiza uma ação correta de Merchandising, seu consumidor acaba comprando por impulso, o que acaba por aumentar suas vendas.
Gera diferenciação da concorrência:
Quando a marca investe num espaço diferenciado na loja, ela faz com que a atenção do consumidor vá para o seu produto e deixe os outros “apagados”. Dessa forma, cria-se uma fidelização do cliente, valorizando a imagem da marca e aumentando a rotatividade de seus produtos.
Dicas de Merchandising
Para que a sua empresa cresça, é importante seguir algumas dicas, fazendo as práticas de Merchan serem cada vez mais eficazes. Portanto, encontrar um diferencial entre o seu produto e o dos concorrentes para poder explorá-lo nos pontos de venda é imprescindível, além de investir em novidades para captar a atenção do consumidor.
Além disso, a agilidade para repor estoques, garantindo que não falte produto nas prateleiras é muito importante. Também se deve analisar todos os relatórios das ações em PDV, para saber aonde sua empresa está errando ou acertando.
Texto: Blog Movimentando Ideias