LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET, CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. SED DOLOR NEQUE, MOLLIS IN SCELERISQUE UT VOLUTPAT.
O conceito básico da exposição de produtos é mostrar ou destacar algo. Para o PDV, mostrar produtos também significa comunicar sobre a marca. E é por essa razão que a exposição deve ser o mais acertada possível.
O produto em exposição deve atrair, seduzir, despertar os sentidos e mexer com a emoção do consumidor. Criar no ponto de venda um ambiente envolvente e voltado às necessidades do consumidor faz parte das técnicas do Visual Merchandising.
Visual merchandising é a junção de inúmeras técnicas de marketing que usa a comunicação visual, trazendo vida ao produto no ponto de venda tornando-o protagonista. Esse processo envolve todos os aspectos do ambiente de varejo. O Visual merchandising é um fator primordial quando observamos o sucesso ou o fracasso de uma loja de varejo, uma vez que é um incentivo à compra de um produto ou serviço a partir de uma exposição, onde se aproveita o momento de atenção do consumidor. E, se é necessário somente 5 segundos para atrair a atenção do consumidor para entrar ou não na sua loja, a sua exposição de produtos deve ser muito bem executada.
Toda e qualquer ação ou influência promocional usada no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade promovendo os produtos, marcas ou serviços com o propósito de motivar ou influenciar as decisões de compra dos consumidores, pode e deve ser usada de forma positiva.
Organização Visual
Fique atento à “bagunça” visual no seu ambiente de loja. Verifique todos os espaços após cada venda ou grupo de vendas realizados.
Manter a “casa em ordem” visualmente, permite que os próximos potenciais clientes sintam a mesma experiência que todos os anteriores e compartilhem da mesma sensação de conforto visual. Se o seu espaço permitir, organize por categorias, grupos ou cores. Um PDV fora de ordem pode ter perdas consideráveis no resultado de vendas.
Poder da luz
Agimos como insetos atraídos por uma lâmpada. Ignoramos o que está na penumbra, mas não conseguimos resistir à luz! Um produto iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e produz uma percepção de valor ainda mais elevado.
Lembre-se de que, a iluminação deve ser utilizada a favor da sua loja. Por essa razão, os diferentes tipos de sistemas de iluminação, devem ser pensados e distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Você já sabe que, as repetições geram monotonia e variar o sistema de iluminação nos diferentes ambientes da loja ajuda a quebrar a mesmice. Trabalhar estrategicamente a iluminação de loja faz toda a diferença no visual dos produtos.
O Visual Merchandising é um processo que se estende desde o conceito até a finalização da exposição do produto e tem como propósito criar uma identidade, formando um elo de conexão entre marca e consumidor. Usar as técnicas como ferramentas para melhorar a exposição dos seus produtos, é uma ação eficaz e que traz resultados positivos e imediatos nas vendas.