LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET, CONSECTETUR ADIPISCING ELIT. SED DOLOR NEQUE, MOLLIS IN SCELERISQUE UT VOLUTPAT.
O Visual Merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, criando identidade e personalidade por meio do design e da disposição dos produtos, motivando e influenciando as decisões de compra dos consumidores. Toda a ambientação da loja, incluindo mobiliários, iluminação, sonorização, e até aroma, tudo deve ser trabalhado cuidadosamente.
O processo de compra é dividido em estágios conhecidos no marketing como modelo AIDAS, que leva em conta a Atenção, Interesse, Desejo, Ação, Satisfação. É nesses pontos que vale o investimento visual.
Quanto a atenção e o interesse, por exemplo, é quando você usa a comunicação para atrair o seu cliente. É necessário definir o caminho do consumidor dentro da loja, os “hot spots”, mais conhecidos como os “pontos quentes”, servem para definir onde expor os produtos chave. Um display diferente, com um design único pode te ajudar nisso. Um design inovador de embalagem também. O foco na parte da Atenção é atrair o olhar do consumidor para você.
Para despertar o desejo de compra no seu cliente, você pode oferecer um desconto especial, uma forma de pagamento atrativa ou a possibilidade e degustação do produto. Quanto mais aconchegante o espaço, maior será a atração dos consumidores para o interior da loja e seu tempo médio de permanência dentro dela.
Depois de efetivar a compra, você ainda pode criar um vínculo afetivo entre o cliente e a sua marca, para a fidelização, consolidação no mercado e consequente incremento de vendas.
Fonte: Sebrae