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Uma boa estratégia de merchandising para PDV é fundamental para o lojista. Isto porque a forma como produtos são expostos e os recursos visuais utilizados contribuem diretamente para o sucesso comercial no segmento varejista.
Cada vez mais sofisticadas, as estratégias de merchandising para PDV exigem técnicas e métodos também avançados. E isso se dá por conta da ampla concorrência, mas também porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, buscando experiências de compra mais do que meramente produtos e serviços. Separamos três dicas para você, confira:
Há algum tempo, as estratégias de merchandising deixaram de ser vistas como ações específicas de alguma área específica de uma loja – a vitrine, por exemplo. Agora, é preciso focar em todo o ambiente: da fachada à iluminação, passando por sonorização, precificação, sinalização etc.
Cada vez mais lojistas têm percebido que uma boa escolha de merchandising para PDV é apostar em ações sensoriais, contemplando o maior número de sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato), conforme o tipo de produto ofertado.
No entanto, é importante também tomar cuidado para não fazer decorações com temas clichês. Se a ideia é se diferenciar da concorrência e proporcionar uma visão única, é fundamental ir além do que o consumidor já espera.
O chamado cross-merchandising é uma técnica muito antiga, usada desde os mercados antigos até as mais sofisticadas lojas de departamento. Como o próprio nome sugere, consiste em fazer com que o consumidor tenha o impulso da compra por associação.
Trata-se da junção de itens que complementam outros itens. Isso faz com que o cliente compre algo que não estava programado em sua lista de compras simplesmente porque lembrou ou porque percebeu a importância de adquirir.
Fonte: compextec.com.br